O Retorno do Festival das Estrelas do Lago

A 𝐏𝐫𝐚𝐢𝐚 𝐝𝐞 𝐂𝐡𝐮𝐚𝐧𝐠𝐚, no Distrito do Lago, transformou‐se nos dias 14, 15 e 16/11, num verdadeiro palco de cores, sons e tradições com o retorno do 𝐗𝐈𝐈𝐈 𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐝𝐚𝐬 𝐄𝐬𝐭𝐫𝐞𝐥𝐚𝐬 𝐝𝐨 𝐋𝐚𝐠𝐨, um dos eventos culturais mais aguardados da província do Niassa.

Depois de uma seca de 6/7 anos, a comunidade celebrou o regresso deste importante evento turístico e cultural, que reforça a identidade local e reúne artistas, líderes comunitários, turistas e amantes da cultura.

Na cerimónia de abertura, actuações vibrantes de grupos de dança tradicional (M’ganda de Nctenga e Chioda de Chuanga) reforçaram o sentido de pertença e identitário do povo yao, makua e nyanja. Vestidos com trajes coloridos e instrumentos típicos, emocionaram o público ao homenagearem as raízes culturais que definem a região e a cultura do Lago Niassa.

“𝑶 𝑭𝒆𝒔𝒕𝒊𝒗𝒂𝒍 𝒅𝒂𝒔 𝑬𝒔𝒕𝒓𝒆𝒍𝒂𝒔 𝒅𝒐 𝑳𝒂𝒈𝒐 é 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒅𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒖𝒎 𝒆𝒗𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒄𝒖𝒍𝒕𝒖𝒓𝒂𝒍; é 𝒖𝒎 𝒔í𝒎𝒃𝒐𝒍𝒐 𝒅𝒆 𝒖𝒏𝒊ã𝒐 𝒆 𝒓𝒆𝒔𝒊𝒔𝒕ê𝒏𝒄𝒊𝒂 𝒅𝒐 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒐 𝒑𝒐𝒗𝒐. 𝑫𝒆𝒑𝒐𝒊𝒔 𝒅𝒆 𝒅𝒆𝒔𝒂𝒇𝒊𝒐𝒔 𝒆𝒄𝒐𝒏ó𝒎𝒊𝒄𝒐𝒔 𝒆 𝒄𝒍𝒊𝒎á𝒕𝒊𝒄𝒐𝒔, 𝒗𝒐𝒍𝒕𝒂𝒎𝒐𝒔 𝒂 𝒎𝒐𝒔𝒕𝒓𝒂𝒓 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝒄𝒖𝒍𝒕𝒖𝒓𝒂 𝒄𝒐𝒏𝒕𝒊𝒏𝒖𝒂 𝒗𝒊𝒗𝒂, 𝒇𝒐𝒓𝒕𝒆 𝒆 𝒄𝒂𝒑𝒂𝒛 𝒅𝒆 𝒊𝒏𝒔𝒑𝒊𝒓𝒂𝒓 𝒐 𝒇𝒖𝒕𝒖𝒓𝒐 𝒅𝒂𝒔 𝒏𝒐𝒗𝒂𝒔 𝒈𝒆𝒓𝒂çõ𝒆𝒔.” Disse a Governadora do Niassa, Elina Judite da Rosa Victor Massengele, no acto do lançamento.

“𝑬𝒔𝒕𝒆 𝒇𝒆𝒔𝒕𝒊𝒗𝒂𝒍 𝒕𝒆𝒎 𝒖𝒎 𝒊𝒎𝒑𝒂𝒄𝒕𝒐 𝒆𝒏𝒐𝒓𝒎𝒆 𝒏𝒐 𝒅𝒆𝒔𝒆𝒏𝒗𝒐𝒍𝒗𝒊𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒄𝒖𝒍𝒕𝒖𝒓𝒂𝒍 𝒆 𝒕𝒖𝒓í𝒔𝒕𝒊𝒄𝒐 𝒅𝒆 𝑪𝒉𝒖𝒂𝒏𝒈𝒂, 𝒅𝒐 𝑫𝒊𝒔𝒕𝒓𝒊𝒕𝒐 𝒅𝒐 𝑳𝒂𝒈𝒐 𝒆 𝒅𝒂 𝒑𝒓𝒐𝒗í𝒏𝒄𝒊𝒂 𝒅𝒐 𝑵𝒊𝒂𝒔𝒔𝒂, 𝒏𝒐 𝒈𝒆𝒓𝒂𝒍. 𝑨𝒒𝒖𝒊 𝒄𝒆𝒍𝒆𝒃𝒓𝒂𝒎𝒐𝒔 𝒂 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒂 𝒅𝒊𝒗𝒆𝒓𝒔𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆, 𝒎𝒂𝒔 𝒕𝒂𝒎𝒃é𝒎 𝒄𝒉𝒂𝒎𝒂𝒎𝒐𝒔 𝒂𝒕𝒆𝒏çã𝒐 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒐𝒔 𝒑𝒓𝒐𝒃𝒍𝒆𝒎𝒂𝒔 𝒒𝒖𝒆 𝒂𝒇𝒆𝒄𝒕𝒂𝒎 𝒐 𝑳𝒂𝒈𝒐 𝒆 𝒂𝒔 𝒏𝒐𝒔𝒔𝒂𝒔 𝒄𝒐𝒎𝒖𝒏𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆𝒔. 𝑨 𝒄𝒖𝒍𝒕𝒖𝒓𝒂 é 𝒖𝒎 𝒊𝒏𝒔𝒕𝒓𝒖𝒎𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒑𝒐𝒅𝒆𝒓𝒐𝒔𝒐 𝒅𝒆 𝒆𝒅𝒖𝒄𝒂çã𝒐 𝒔𝒐𝒄𝒊𝒂𝒍.” Referiu‐se Fiel Rodrigues Tasse, Director Provincial da Cultura e Turismo.

A forte presença da juventude marcou profundamente o evento. Vários artistas emergentes subiram ao palco, interpretando canções que retratam Niassa, com destaque, para a importância da preservação e o futuro das comunidades. A alegria, a energia e a criatividade juvenil deram um novo fôlego à celebração.

Para o público, “A preservação das nossas danças, das nossas canções e dos nossos rituais depende de encontros como este. O XIII festival marca um retorno muito esperado, e sentimos orgulho em receber visitantes de toda a região.”

𝐒𝐞𝐧𝐬𝐢𝐛𝐢𝐥𝐢𝐳𝐚çã𝐨 𝐀𝐦𝐛𝐢𝐞𝐧𝐭𝐚𝐥:
𝐔𝐦𝐚 𝐏𝐫𝐢𝐨𝐫𝐢𝐝𝐚𝐝𝐞 𝐝𝐨 𝐗𝐈𝐈𝐈 𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐝𝐚𝐬 𝐄𝐬𝐭𝐫𝐞𝐥𝐚𝐬 𝐝𝐨 𝐋𝐚𝐠𝐨

Várias actividades antecederam o evento, entre as acções, a 𝐃𝐢𝐫𝐞𝐜çã𝐨 𝐏𝐫𝐨𝐯𝐢𝐧𝐜𝐢𝐚𝐥 𝐝𝐚 𝐂𝐮𝐥𝐭𝐮𝐫𝐚 𝐞 𝐓𝐮𝐫𝐢𝐬𝐦𝐨, junto do 𝐆𝐨𝐯𝐞𝐫𝐧𝐨 𝐝𝐨 𝐃𝐢𝐬𝐭𝐫𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐨 𝐋𝐚𝐠𝐨 𝐞 𝐨 𝐌𝐮𝐧𝐢𝐜í𝐩𝐢𝐨 𝐝𝐞 𝐌𝐞𝐭𝐚𝐧𝐠𝐮𝐥𝐚, entre outras autoridades locais, pautou por jornadas de limpeza, acompanhadas de sensibilização dos utentes da praia sobre a necessidade urgente de preservar a zona costeira, acções de mitigação de erosão, destacando que a força das águas tem destruído infraestruturas turísticas e alterando a paisagem natural da praia.

Para fortalecer a mensagem, foram realizadas pequenas exposições com fotografias da erosão, palestras de especialistas e campanhas de recolha de resíduos ao longo da praia.

𝐄𝐱𝐩𝐞𝐜𝐭𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚𝐬 𝐞 𝐈𝐦𝐩𝐚𝐜𝐭𝐨 𝐝𝐨 𝐗𝐈𝐈𝐈 𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐝𝐚𝐬 𝐄𝐬𝐭𝐫𝐞𝐥𝐚𝐬 𝐝𝐨 𝐋𝐚𝐠𝐨

O retorno do 𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐝𝐚𝐬 𝐄𝐬𝐭𝐫𝐞𝐥𝐚𝐬 𝐝𝐨 𝐋𝐚𝐠𝐨 trouxe grandes expectativas para o comércio local, turismo e dinamização económica da região. Muitos vendedores, artesãos, músicos, pescadores e pequenos operadores turísticos afirmaram que o evento é uma oportunidade crucial para aumentar as suas rendas e promover os seus produtos.

“Agradecemos e está de parabéns o Governo pela retoma do festival, assim conseguimos vender mais produtos para sustentar as nossas famílias.”

A comunidade e demais espectadores, acredita que esta edição marcará um novo ciclo de crescimento cultural e económico, reforçando a importância de valorizar a identidade local e de proteger o ambiente para garantir um futuro sustentável.

Zulmira José, uma das entrevistadas, deixou clara a sua satisfação com a iniciativa.

“𝑶 𝒆𝒗𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒆𝒔𝒕á 𝒎𝒖𝒊𝒕𝒐 𝒃𝒆𝒎 𝒐𝒓𝒈𝒂𝒏𝒊𝒛𝒂𝒅𝒐. É 𝒃𝒐𝒏𝒊𝒕𝒐 𝒗𝒆𝒓 𝒕𝒂𝒏𝒕𝒐𝒔 𝒋𝒐𝒗𝒆𝒏𝒔 𝒂 𝒎𝒐𝒔𝒕𝒓𝒂𝒓𝒆𝒎 𝒐 𝒔𝒆𝒖 𝒕𝒂𝒍𝒆𝒏𝒕𝒐 𝒆 𝒂 𝒔𝒆𝒓𝒆𝒎 𝒗𝒂𝒍𝒐𝒓𝒊𝒛𝒂𝒅𝒐𝒔”, afirmou, destacando o impacto positivo que o festival tem no desenvolvimento artístico dos jovens.

Por sua vez, Olívia de Jesus também partilhou a sua visão sobre o festival.
“𝑭𝒐𝒊 𝒖𝒎𝒂 𝒆𝒙𝒑𝒆𝒓𝒊ê𝒏𝒄𝒊𝒂 𝒊𝒏𝒄𝒓í𝒗𝒆𝒍. 𝑬𝒔𝒕ã𝒐 𝒕𝒐𝒅𝒐𝒔 𝒅𝒆 𝒑𝒂𝒓𝒂𝒃é𝒏𝒔 𝒑𝒆𝒍𝒐 𝒕𝒓𝒂𝒃𝒂𝒍𝒉𝒐 𝒆 𝒑𝒆𝒍𝒂 𝒆𝒏𝒆𝒓𝒈𝒊𝒂 𝒅𝒆𝒔𝒕𝒆 𝒆𝒗𝒆𝒏𝒕𝒐.”, declarou, sublinhando o empenho dos organizadores e o ambiente acolhedor que marcou o festival.

“𝑯á 𝒎𝒖𝒊𝒕𝒐 𝒕𝒆𝒎𝒑𝒐 𝒒𝒖𝒆 𝒂 𝒑𝒓𝒂𝒊𝒂 𝒏ã𝒐 𝒇𝒊𝒄𝒂𝒗𝒂 𝒂𝒔𝒔𝒊𝒎, 𝒂𝒕é 𝒐𝒔 𝒆𝒔𝒑í𝒓𝒊𝒕𝒐𝒔 𝒂𝒍𝒆𝒈𝒓𝒂𝒎 𝒔𝒆 𝒗𝒆𝒓 𝑪𝒉𝒖𝒂𝒏𝒈𝒂 𝒅𝒆𝒔𝒔𝒆 𝒈𝒆𝒊𝒕𝒐.” Afirmou outro entrevistado que não se identificou.

O 𝐗𝐈𝐈𝐈 𝐅𝐞𝐬𝐭𝐢𝐯𝐚𝐥 𝐝𝐚𝐬 𝐄𝐬𝐭𝐫𝐞𝐥𝐚𝐬 𝐝𝐨 𝐋𝐚𝐠𝐨 que teve duração de 3 dias, contou com cerca de 20.000 participantes, que desfrutaram de momentos de laser jogando futebol de praia, praticando canoagem, excursão à Localidade de Messumba, um banho do sol, música no palco das estrelas do Lago, que juntou cerca de 100 artistas, de varias proveniências do Niassa.

A afluência ao evento, expressa um clamor que há muito não era atendido pelas autoridades.

Mais do que um evento turístico e cultural, o Festival das Estrelas do Lago serve de promoção do Niassa para o mundo.

Texto da 𝐀𝐧𝐚 𝐌𝐢𝐭𝐚𝐰𝐚.

Galeria:

Veja:

HALLOWEEN GANHA ALMAS EM LICHINGA

‘‘AMOR E DOR Em Terras Feridas’’ por M’swache

Revista Uphile 1ª Edição