“Tchangamila” é uma faixa musical a ser lancada no próximo dia 10/12, para agitar o ambiente de festas que se avizinha. Da autoria do músico e compositor, Ramadany, a single nasceu de uma paixão profunda pela cultura africana, especialmente pelo estilo de dança e ritmo conhecido como Makhanya, que é vibrante e usada para celebrar momentos de alegria e união nas comunidades do sul da África, incluindo Moçambique, Tanzânia, Malawi, Zâmbia e Zimbábue.
Inspirada por esse ritmo contagiante, a música traz uma mensagem poderosa e multifacetada, cujo título Tchangamila, de origem nyanja em língua portuguesa significa “aconchegar”, ou seja, valorizar e unir momentos bons e ruins. A mensagem é um convite ao povo africano, especialmente ao povo moçambicano, para estar sempre firme, preparado e resiliente diante dos desafios da vida. É um lembrete de que, independentemente das situações, é possível superar com coragem e união.
Também, segundo o autor, é um apelo aos jovens, sobretudo às raparigas a reflectirem sobre o quotidiano, evitando viver de aparência ou se deixarem levar pelas futilidades da vida. A música incentiva a juventude a respeitar os processos, ter calma, paciência e sabedoria para aproveitar a juventude ao máximo, sem riscos de perder momentos importantes por imprudência. O músico ainda apela perseverança na busca pelas conquistas, a tolerância e humildade, como outros valores no auge da vida.
Essa música é uma celebração da tradição africana, da força do povo e das experiências que moldam a vida, transmitindo mensagens de união, cuidado e perseverança. Com seu lançamento marcado para o dia 10 de Dezembro, “Tchangamila” promete ser um sucesso que vai fazer as pessoas dançarem, refletirem e se conectarem com suas raízes.
Com este lançamento, o dono dos hits “Kulinhama e Zezelina”, Ramadany, marca mais um passo para reforçar a sua posição de um dos músicos mais aclamados do Lago, com projecção aos demais palcos de Niassa. Em conversa com a UPHILE, o artista convida todos seguidores, amantes de suas músicas e o público no geral, a ficar atento na música que promete encantar e conquistar as pistas de dança da província nessa quadra festiva.
Adaptado pela Revista Uphile















Leave a Reply