A partir de Sanga, chega nos uma esperança de um novo dia. Kuchele é um grupo de teatro liderado pelo 𝐌𝐚𝐫𝐜𝐞𝐥𝐨 𝐀𝐝𝐚𝐦𝐨 𝐈𝐦𝐞𝐝𝐞 𝐍𝐭𝐮𝐜𝐚𝐧𝐢𝐜𝐚, de 49 anos, 40 dos quais dedicados às artes, vive em Licole, Distrito de Sanga.
Produto da extinta Casa Velha em Lichinga, Ntucanica conta com uma trajetória rica de experiência, fez parte do grupo que forjou muitas infâncias e alegrou famílias em Lichinga. Homem de múltiplas artes, é bailarino, actor, encenador, percussionista e executante de vários outros instrumentos musicais, sobretudo típicos de Niassa.

Com o KUCHELE, pretende fazer réplica dos momentos que o marcaram na Associação ULONGO, onde participou em 07 festivais de teatro, em parceria com PSI JEITO, na década de 90, e Cooperação Suíça, de 2003 à 2014, difundindo mensagens de sensibilização para prevenção de HIV‐ SIDA e em matérias de água e saneamento.
À Upile, Ntucanica mostrou‐ se optimista na condução do KUCHELE e convidou gente interesada a apoiar a iniciativa:
“Esperamos que gente de boa vontade nos estenda a mão porque o que os jovens estão fazendo é bonito, mas acima de qualquer apoio, é a nossa vontade que conta, por isso, continuaremos a alegrar e educar as nossas comunidades com mensagens sobre prevenção às queimadas descontroladas, igualdade de género, não realização dos ritos de iniciação em período escolar, entre outras. Temos vontade e vamos continuar.”

No seu reinado, KUCHELE participou em vários regionais de teatro, com destaque para os distritos de Lago, Chiure e Monapo. No grupo, junta crianças, adolescentes e jovens, para que ainda na tenra idade tenham gosto pelas artes, sobretudo pela salvaguarda da identidade cultural do povo de Niassa.















Leave a Reply