Música, gastronomia e muita diversão marcam a noite de celebração das bodas de madeira do Donabela, em Lichinga

O dia 19/12, começou como um outro qualquer. Nasceu com o brilho do sol, encantando e deslumbrando. Mas, a velhice do sol, pariu a noite, que na companhia de cores, ritmos, pratos típicos e muita diversão, uma combinação que só o 𝐑𝐞𝐬𝐭𝐚𝐮𝐫𝐚𝐧𝐭𝐞 & 𝐁𝐚𝐫 𝐃𝐨𝐧𝐚𝐛𝐞𝐥𝐚 nos proporciona, inundou‐ se o local de memórias carregadas de nostalgia.

É o peso de 5 anos de promoção da música e gastronomia de Niassa. Um marco aparentemente ao alcance de qualquer um, mas Donabela, nasceu no tempo dos decretos, dos mahindras, dos encerramentos e despedimentos, e ainda assim, as suas portas, sob riscos de ser mais uma iniciativa fracassada, contra todas expectativas, abriram com 12 colaboradores, que de tempero à tempero, alimentaram a esperança de dias melhores a cada um dos escassos visitantes em época de covid‐19.

Hoje, a casa pertence a 18 anfitriãos, que continuam confeccionando, não mais um simples sonho, mas o quotidiano das famílias e amigos que tem nela, maior referência da cozinha e dos ritmos que celebram Niassa.

A trajectória nesses 5 anos foi marcada de dúvidas transformadas em certezas, simplicidade, elegância e glamour. Mas o maior diferencial da casa tem sido de longe a aposta no casamento entre a música ao vivo nas sextas-feira e na gastronomia típica de Niassa, onde o cliente, ouve e dança enquanto degusta das iguarias que só o 𝐑𝐞𝐬𝐭𝐚𝐮𝐫𝐚𝐧𝐭𝐞 & 𝐁𝐚𝐫 𝐃𝐨𝐧𝐚𝐛𝐞𝐥𝐚 oferece.

Nesses anos, a casa mostrou-se acessível para todos gostos. O palco foi dos mais inclusivos, onde não há sopranos ou baixos, artistas emergentes nem da velha guarda. Viu se na noite de celebração, onde 𝐒𝐢𝐦ã𝐨 𝐅𝐨𝐧𝐭𝐞𝐬 𝐞 𝐀𝐦𝐢𝐠𝐨𝐬, sempre na companhia dos hóspedes, fizeram a festa, entoando números musicais de todas nações e estações.

Em conversa com a 𝐑𝐄𝐕𝐈𝐒𝐓𝐀 𝐔𝐏𝐈𝐋𝐄, a anfitriã da casa, 𝐍é𝐫𝐜𝐢𝐚 𝐌𝐚𝐭𝐮𝐬𝐬𝐞 𝐃𝐢𝐨𝐠𝐨, confidenciou: “𝑵𝒐 𝒊𝒏í𝒄𝒊𝒐 𝒇𝒐𝒓𝒂𝒎 𝒕𝒆𝒎𝒑𝒐𝒔 𝒅𝒊𝒇í𝒄𝒆𝒊𝒔, 𝒎𝒂𝒔 𝒉𝒐𝒋𝒆 𝒕𝒆𝒎𝒐𝒔 𝒐𝒖𝒕𝒓𝒐𝒔 𝒑𝒍𝒂𝒏𝒐𝒔. 𝑬𝒎 2026, 𝒒𝒖𝒆𝒓𝒆𝒎𝒐𝒔 𝒂𝒑𝒐𝒔𝒕𝒂𝒓 𝒎𝒂𝒊𝒔 𝒏𝒂 𝒈𝒂𝒔𝒕𝒓𝒐𝒏𝒐𝒎𝒊𝒂 𝒕í𝒑𝒊𝒄𝒂 𝒅𝒆 𝑵𝒊𝒂𝒔𝒔𝒂 𝒆 𝒈𝒂𝒓𝒂𝒏𝒕𝒊𝒓 𝒎𝒂𝒊𝒐𝒓 𝒄𝒐𝒎𝒐𝒅𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒂𝒐𝒔 𝒄𝒍𝒊𝒆𝒏𝒕𝒆𝒔, 𝒑𝒂𝒓𝒂 𝒒𝒖𝒆 𝒎𝒆𝒔𝒎𝒐 𝒅𝒊𝒔𝒕𝒂𝒏𝒕𝒆 𝒅𝒂𝒔 𝒇𝒂𝒎í𝒍𝒊𝒂𝒔 𝒐𝒖 𝒅𝒆 𝒄𝒂𝒔𝒂, 𝒔𝒊𝒏𝒕𝒂𝒎-𝒔𝒆 𝒄𝒐𝒏𝒇𝒐𝒓𝒕á𝒗𝒆𝒊𝒔 𝒆 𝒂𝒄𝒐𝒍𝒉𝒊𝒅𝒐𝒔.”

Uma meta que reforça o compromisso com a cultura e o respeito pelo cliente. O outro compromisso foi com os colaboradores, que na tarde de 20/12, em pele de clientes, reservaram a casa somente para si, largaram o balcão, despiram uniformes e ocuparam as mesas, e de paladares afiados, num ambiente de festa e diversão, cantaram, dançaram e provaram sabores de todos tipos.