A Catedral das Artes de Lichinga, o “𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐂𝐮𝐥𝐭𝐮𝐫𝐚𝐥 𝐁𝐞𝐥𝐚 𝐕𝐢𝐬𝐭𝐚”, sediou na manhã de 20/12, mais um evento cultural carregado de muita nostalgia e memória, por homenagear um filho forjado nas artes e cultura de Niassa, 𝐅𝐫𝐚𝐧𝐜𝐞𝐥𝐢𝐧𝐨 𝐃𝐚𝐥𝐭𝐨𝐧 𝐖𝐢𝐥𝐬𝐨𝐧 (1985‐2025). A cerimónia, reuniu escritores, académicos, estudantes, amigos, familiares entre outros membros da comunidade cultural, num ambiente de celebração de 𝐌𝐮𝐤𝐡𝐰𝐚𝐫𝐮𝐫𝐚, imortalizado nas suas obras, em particular no “𝐎 𝐓𝐚𝐜𝐭𝐨”, como co‐autor.

“𝐎 𝐓𝐚𝐜𝐭𝐨” aborda dimensões sensíveis da existência humana, convidando o leitor a ultrapassar o campo racional e apela às emoções. O lançamento destacou-se pela sobriedade e pelo respeito à memória do autor, reforçando a importância da literatura como um campo de preservação da identidade e da memória.
Na apresentação da obra, Ó𝐬𝐜𝐚𝐫 𝐃𝐚𝐧𝐢𝐞𝐥, PhD, sublinhou o valor literário da obra e o seu contributo para o panorama cultural local. Este momento, foi seguido pelas intervenções dos co‐autores 𝐒𝐚𝐤𝐡𝐚𝐫𝐚𝐫𝐢, 𝐌𝐛𝐞𝐩𝐨𝐳𝐢𝐧𝐞 𝐌𝐚𝐜𝐡𝐞𝐜𝐡𝐞 𝐞 𝐋𝐢𝐧𝐨 𝐌𝐮𝐤𝐮𝐫𝐫𝐮𝐳𝐚, que contextualizaram o livro no quadro da produção literária contemporânea, destacando a sua profundidade temática e relevância simbólica.

A música, dança e a poesia, também celebraram 𝐌𝐮𝐤𝐡𝐰𝐚𝐫𝐮𝐫𝐚, e na voz de 𝐀𝐫𝐜𝐚𝐧𝐣𝐨 𝐑𝐢𝐭𝐢𝐦𝐚𝐧𝐞, ouviu‐ se versos da saudade, que emocionaram o público, reforçando a ligação entre a palavra escrita, a oralidade e a memória coletiva. E digno de homenagem, 𝐌𝐮𝐤𝐡𝐰𝐚𝐫𝐮𝐫𝐚, também dá nome a um dos salões da catedral das artes, que com simbolismo e muita emoção, 𝐅𝐞𝐥𝐢𝐜𝐢𝐚𝐧𝐨 𝐝𝐨𝐬 𝐒𝐚𝐧𝐭𝐨𝐬 fez o anúncio recebido com aplausos e manifestações de júbilo, pelos participantes da cerimónia.

O lançamento de “𝐎 𝐓𝐚𝐜𝐭𝐨” reforça a importância da literatura que valoriza a memória dos escritores e promove a continuidade da produção literária, contribuindo para o fortalecimento do cenário artístico e intelectual da cidade de Lichinga. Esta, foi mais uma acção em direcção certa, uma prova inequívoca de que a vida é eterna, cabe a cada um, eternizá‐ la. 𝐌𝐮𝐤𝐡𝐰𝐚𝐫𝐮𝐫𝐚, ainda vive.


𝐀𝐧𝐚 𝐀𝐧𝐝𝐫é 𝐌𝐢𝐭𝐚𝐰𝐚















Leave a Reply